Britânica Highview Power desenvolve tecnologia de armazenamento de energia renovável

Equipamento vai utilizar ar comprimido para fazer uma bateria gigante, visando suprir de energia quando geradores solares e eólicos não estiverem funcionando

A empresa britânica Highview Power está construindo uma grande instalação de armazenamento que utiliza ar comprimido para fazer uma bateria gigante. A intenção é que sempre haja energia disponível, mesmo quando os geradores solares e eólicos não estiverem funcionando.

A eletricidade excedente armazenada será usada para comprimir um tanque a fim de transformar o ar em líquido. Dessa forma, o ar poderá ser descomprimido para alimentar uma turbina gigante, que permitirá o abastecimento da região por energia limpa, mesmo que os painéis solares e as turbinas eólicas não estejam funcionando por condições externas.

O ministro dos Negócios, Energia e Crescimento Limpo do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, destacou que projetos como esses ajudará as empresas pelo mundo a perceberem o valor total das energias renováveis. “Essa iniciativa assegurará que residências e empresas ainda possam ser alimentadas por energia verde, mesmo quando o sol não está presente brilhando e o vento não está soprando”, completou.

Como estímulo ao projeto da Highview Power, o governo do Reino Unido concedeu à empresa o valor de £ 9,9 milhões (aproximadamente R$ 66,7 milhões na conversão direta das moedas).

Agora, a empresa recruta engenheiros que trabalharam na área de petróleo e gás para atuarem no ramo da energia renovável. “Nosso principal concorrente são as empresas de combustíveis fósseis. É inacreditável que ainda hoje, exista interesse na construção de usinas a gás e carvão”, afirmou Javier Cavada, CEO da Highview Power.

Depois que estiver pronta, a previsão é que a usina fique ativa por até 40 anos. Em maio deste ano a empresa anunciou que recebeu uma menção honrosa na categoria Energia das Ideias de mudança mundial da Fast Company 2020 para seu CRYOBattery ™, energia de longa duração tecnologia de armazenamento baseada no princípio da liquefação do ar. Por meio desse prêmio, a Fast Company homenageia empresas, políticas, projetos e conceitos que estão ativamente engajados e profundamente comprometidos em achatar a curva quando se trata de crise climática, injustiça social ou desigualdade econômica.

A tecnologia proprietária CRYOBattery ™ da Highview Power utiliza ar, que é limpo, resfriado, armazenado como líquido e depois convertido novamente em gás para acionar uma turbina que produz eletricidade. É a única solução de armazenamento de energia de longa duração disponível comercialmente hoje que oferece vários gigawatt-hora de armazenamento, é escalável sem limitações de tamanho ou restrições geográficas e produz zero emissões.

“Temos o prazer de ser reconhecidos por uma organização tão estimada por nossa tecnologia CRYOBattery ™. Esse reconhecimento é uma prova da necessidade de armazenamento de energia de longa duração e de nossa tecnologia em particular, que acreditamos ser uma peça vital para construir as bases para um futuro 100% de energia renovável”, disse Mark Somerset, diretor de crescimento de negócios da Highview. Poder.

“Parece não haver melhor momento para reconhecer as organizações que estão usando sua criatividade, recursos e, em alguns casos, sua escala para enfrentar os maiores problemas da sociedade”, diz Stephanie Mehta, editora-chefe da Fast Company. “Nossos jornalistas, sob a liderança do editor sênior Morgan Clendaniel, descobriram alguns dos projetos mais inteligentes e inspiradores do ano.”

A Highview Power também ganhou o Regen Green Energy Award por inovação em energia limpa, o prêmio Technology of the Year da BusinessGreen Magazine e o Ashden Award por inovação em energia.

Tecnologia do Google TradutorTradutor