slideslide

Parceria inédita irá criar Selo Verde de Energia em Santa Catarina

A Associação dos Produtores de Energia (APESC) está trabalhando na criação da certificação do Selo Verde de Energia no Estado. O projeto, que vem sendo construído em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entidade de renome nacional, tem como objetivo reconhecer iniciativas que valorizem a sustentabilidade. “Queremos prestigiar quem consome energia renovável, esse é o objetivo do Selo Verde. Nossas associadas geram energia limpa e renovável, por meio do sol, da água, dos ventos e da queima de matéria orgânica que iria poluir solos e rios. Essa energia é comercializada no mercado e, em muitos casos, o valor menor é balizador devido ao alto consumo”, explica o presidente da APESC, Gerson Berti.

 

Segundo Cristiano Tessaro, diretor para certificação do Selo Verde de Energia da associação, as empresas que geram energia renovável em Santa Catarina possuem um lastro de energia vinculado ao potencial de produção e têm seus contratos registrados na CCEE, permitindo o rastreamento dos consumidores que adquiriram essa energia. Esses clientes serão auditados, comprovando a aquisição de energia gerada por usinas de fontes renováveis associadas à APESC, receberão o Selo Verde.

 

“Nós defendemos uma matriz energética limpa, sustentável e renovável, que traz benefícios para toda sociedade e, principalmente, para o meio ambiente. Queremos incentivar ao máximo a compra de energia limpa por parte dos consumidores de energia. As empresas que buscarem energia limpa de geradores associados à APESC para atendimento do seu consumo receberão um certificado de empresa amiga do meio ambiente, com o Selo Verde. Hoje essa é uma realidade em grandes companhias, que buscam reduzir consumo de energia, reutilizar água da chuva, fazer o processo de seleção do lixo, entre outras ações positivas”, afirma Tessaro.

 

O projeto ainda embrionário vem sendo debatido com a CCEE. A expectativa é que, a partir do segundo trimestre de 2021, inicie o processo de certificação.

Tecnologia do Google TradutorTradutor