Licenciamento ambiental de pequenas centrais hidrelétricas foi debatido na Câmara dos Deputados

jaque

Seminário contou com a presença de lideranças de mais de 25 entidades

Nesta semana foi realizado na Câmara dos Deputados, pela comissão do Meio Ambiente, o Seminário PCHs e o Licenciamento Ambiental, para discutir os impactos socioambientais individuais e cumulativos de PCHs, a partir da análise de casos concretos no Alto da Bacia do Paraguai, no Alto do Juruena e na Chapada dos Veadeiros (sub-bacia do Tocantinzinho).

Representantes da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétrica – ABRAPCH, única associação nacional do setor elétrico presente no encontro, apresentarem os aspectos positivos das CGHs e PCHs e os benefícios que oferecem a sociedade em geral. Estavam presentes Pedro Dias, vice-Presidente do Conselho, Paulo Arbex, presidente Executivo, e Alessandra Torres, vice-Presidente Executiva. “Foram convidadas mais de 25 entidades tradicionalmente contrárias às PCHs, CGHs e Hidrelétricas em geral, e mostramos de forma gentil, porém firme, o contraditório em relação ao ponto de vista predominante.”, comentou Arbex. 

Para o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina – APESC, Gerson Berti, encontros como esse são essenciais para que aumentem os debates sobre a importância das pequenas centrais hidrelétricas no País. “Precisamos cada vez mais de entidades engajadas em expandir os olhares para as PCHs e CGHs tanto no nosso estado, quanto no Brasil inteiro”, declara.

O seminário foi sugerido por parlamentares que afirmam que as pequenas centrais hidrelétricas e as centrais geradoras de energia têm sido deixadas de lado em debates nacionais, mesmo estando em franca expansão. Hoje, há no Brasil 1.124 PCHs e CGHs em operação e outros 1.806 projetos, com previsão de investimentos de R$ 49 bilhões. Geralmente, as PCHs são consideradas de baixo impacto ambiental.

Confira o link do seminário:

https://youtu.be/QSALFlPAmY4

Confira fotos do encontro:

Fonte: Assessoria de imprensa APESC

Posts Recomendados



Deixe uma resposta