Usina Hidrelétrica histórica poderá voltar a funcionar em São José

apescadmin

Antiga UHE desativada no início da década de 1970, aguarda licenciamento para voltar a abastecer a Grande Florianópolis

A notícia da possível reativação da Usina Hidrelétrica (UHE) do Maruim, localizada no bairro Colônia Santana, em São José, pode ser uma boa solução para a cidade e também para Florianópolis.

O prédio centenário – que data de 1910 – onde está instalada a usina é tombado pela prefeitura de São José como patrimônio histórico e passa por algumas adaptações desde 2010, mas ainda continua sem previsão de voltar a funcionar e gerar energia elétrica. Em entrevista dada ao jornal Notícias do Dia nesta semana, a engenheira do Departamento e Engenharia e Projeto da Celesc, afirmou que o objetivo da companhia com o projeto de reativação é dar utilidade ao prédio, que está em boas condições, e à usina que é a fio d´água e tem potencial hidrelétrico de 1MW (megawatt).

O prédio da usina passará por uma reforma geral na estrutura e a cobertura será restaurada. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões, segundo Silvio José dos Santos, engenheiro que acompanha o andamento do projeto. “A notícia é animadora. Se tudo der certo teremos mais uma fonte de energia renovável abastecendo a região de São José e Florianópolis, além de ter um valor histórico agregado”, comemora o presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (APESC), Gerson Berti.

Atualmente o projeto está em análise para a licença de operação e não tem data para finalização. Após vencida essa etapa, passará por trâmites internos da empresa quando técnicos de diversas áreas da Celesc irão avaliar a viabilidade da execução do projeto, além de depender também das variações do mercado. Após esse processo, que inclui também a licitação dos serviços, o tempo de obra é estimado em 14 meses.

Fonte: Jornal Notícias do Dia
Crédito imagem: Marco Santiago

Posts Recomendados



Deixe uma resposta