slideslide

Aneel publica infográfico sobre hidrelétricas no Brasil

Na data em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, 22 de março, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aproveita a oportunidade para divulgar, em um infográfico, dados recentes sobre a geração de energia por fonte hidráulica no país.

No Brasil, 67% da energia gerada no país em 2021 e 62,48% da potência instalada vêm de usinas movidas pela força dos rios. Em operação no país há 739 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), 425 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e 219 usinas hidrelétricas, que são responsáveis por 109,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação. “Temos um grande potencial para que esse tipo de energia, limpa e renovável, seja expandido nos próximos anos. Para isso, precisamos de apoio do setor público e celeridade nos processos administrativos”, disse o diretor de CGHs e PCHs da Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), Rousty Rolim de Moura.

 

Três das usinas no país estão entre as dez maiores do planeta – Itaipu Binacional (14.000 MW, divididos entre Brasil e Paraguai), Belo Monte (11.233 MW) e Tucuruí (8.370 MW). Em 2020, a energia gerada no Brasil a partir de fonte hidráulica foi de 415.483 gigawatts-hora (GWh). 

Tecnologia do Google TradutorTradutor