Nesta semana, iniciaram as operações da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Barra da Europa, no rio Burro Branco, na divisa dos municípios de União do Oeste e Pinhalzinho. Com 4,60 megawatts (MW) de potência instalada, o empreendimento deve movimentar a economia na região Oeste de Santa Catarina.

Classificada como geração distribuída (GD) de energia elétrica, a CGH Barra da Europa conta com duas turbinas com potência de 2,3 MW cada e dois geradores de 2.300 kVA. A unidade está conectada a um alimentador de 23 kV da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), que fica 10 km da usina.

“É importante ressaltar que mais de 90% da construção da usina foi adquirida no Estado, desde a captação de mão de obra até maquinários e toda a estruturação, contribuindo na geração de empregos e na economia local”, destacou o diretor-presidente da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Companhia Energética Barra da Europa e CEO da Norte Administração e Finanças, Rousty Rolim de Moura.

A empresa de Águas Frias faz parte da Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) e contou com diversos associados para a conclusão deste empreendimento, incluindo a Estelar Engenheiros Associados, de Florianópolis, que foi responsável pelo projeto; a WEG, de Jaraguá do Sul, fornecedora das turbinas e geradores; e a Enebrás, de Xanxerê, contratada para o conduto forçado, transições e comportas e grades. A obra contou, ainda, com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), também associado da Apesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *