Geração hidrelétrica, eólica, solar e biomassa serão destaques na segunda edição da Faex Energy, feira de soluções para energias limpas e renováveis que abre quarta-feira e vai até sexta (18 a 20 de outubro), em Xanxerê, no Oeste do Estado. O evento já é considerado o maior para o setor na Região Sul e passou a ser realizado porque o município reúne soluções completas para instalação de usinas hidrelétricas.
A promoção é da Associação Empresarial de Xanxerê (Acix) e da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc). O objetivo é aproximar empresas e profissionais que atuam no setor e gerar negócios.
Estão confirmadas 40 empresas expositoras na feira, que acontece na Casa do Chef. A Faex Energy também contará o 2º Congresso de Energias Renováveis e Eficiência Energética, com painéis e palestras de especialistas do Estado e do país.
“Esta é a segunda edição da Faex Energy e vamos trazer para Xanxerê os maiores players do setor elétrico nacional para discutir temas como mercado livre de energia, geração distribuída, aspectos regulatórios, novas tecnologias e principais avanços no segmento”, destaca Elisa Fracasso Bueno, coordenadora-geral da feira e vice-presidente da Apesc.
Segundo a empresária, Xanxerê tem uma cadeia produtiva completa para energias renováveis, desde projetos até a implantação, gestão, operação e distribuição de energia. Ela observa que Santa Catarina tem vocação natural para geração de energia limpa, principalmente a hídrica.
Como energia é um setor de investimento intensivo, isto é, alto, na primeira edição a Faex gerou mais de R$ 1 bilhão em negócios. Segundo o presidente da Acix, Romeu Meneguzzi, a expectativa nesta segunda edição é de um resultado ainda maior.
O presidente da Apesc, Pablo Cupani Carena, diz que o evento promove a união entre as empresas do setor e é uma grande oportunidade para quem deseja conhecer tecnologias. O evento também valoriza empresas catarinenses que investem na geração renovável de energia.
As inscrições podem ser feitas no site do evento, o www.faexenergy.com.br .
Publicado em 14 de outubro de 2023