A Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) foi uma das patrocinadoras da 7ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O evento foi realizado em Brasília, nos dias 19 e 20 de março, reunindo técnicos, empreendedores, especialistas e autoridades do setor elétrico brasileiro.

“Santa Catarina é conhecida nacionalmente pelo potencial de PCHs e CGHs, gerando energia elétrica a partir de uma fonte renovável, como a hídrica. Mais uma vez, a Apesc apoiou o encontro, onde serão tratados temas importantes, como os aspectos regulatórios, socioambientais e econômicos na geração de energia proveniente de fontes hídricas de pequeno porte”, explica o presidente da Apesc, Pablo Cupani Carena. Ele foi um dos palestrantes no segundo dia do evento, abordando a questão da conexão das usinas ao sistema de distribuição.

De acordo com a presidente da Abrapch, Alessandra Torres de Carvalho, o evento é fundamental para debater temas importantes como os benefícios e mitigações sociais e ambientais proporcionados pelas PCHs e CGHs. “São empreendimentos que têm sustentabilidade, são ativos de descarbonização que devem ser priorizados pelo planejador por serem um bem da União”, afirmou.

A programação da 7ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs incluiu temas como transição energética, mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental, o potencial do desenvolvimento regional, além de novas tecnologias, inovações e investimentos.

Publicado em 20 de março de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *